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Formação do Preço de Venda “Como Calcular o Preço Ideal”

Olá, vamos aos fatos, como calcular o preço de venda!

Trataremos aqui de um assunto bastante interessante, para você que tem interesse em aprender mais sobre como precificar o seu produto.

Este assunto quase sempre deixa os empreendedores e analistas financeiros com a “pulga” atrás da orelha:

Como calcular um preço de venda com margem de lucro!

Pois bem, não é raro encontrarmos empresas que quando questionadas sobre os seus preços ficam sem certeza em suas respostas.

Antes de mais nada, antecipo que alguém na empresa deve ter esta missão, alguém deve ser responsável pelo cálculo e formação de preços.

Em empresas maiores, com setores comerciais estruturados, já temos aí o responsável, porém nas menores isto precisa ser resolvido e demanda o máximo de atenção.

Via de regra, para quem dispõe de uma estrutura mínima de TI (Tecnologia da Informação) e mantém algum software ERP, a formação de preços já está parametrizada e … são analisados constantemente.

E quando não se dispõe deste recurso, como fazer?

interrogação Dúvida - Preço De Venda | Como Calcular O Preço De Venda Ideal Para o Seu Produto Ou Serviço

Antes de entrarmos no mérito de como devemos calcular os nossos preços de venda, precisamos entender:

* quais as variáveis e fatores que influenciam no cálculo da formação do preço, e

* a importância de cada um no contexto econômico da empresa.

De antemão antecipo que estudaremos pelo sistema do markup multiplicador, um dos mecanismos que considero mais simples para o uso no dia a dia para formação do preço de venda.

Para calcularmos o preço dos nossos produtos devemos além de conhecer os nossos custos e despesas, nosso custo interno, devemos estar antenados nos preços praticados pela concorrência.

Lembre-se sempre…

Nossos clientes estão sempre procurando o melhor preço e da mesma forma a melhor qualidade, e acima de tudo um bom atendimento.

NUNCA TOME DECISÕES ANALISANDO APENAS UMA VARIÁVEL!

Nesse sentido podemos afirmar que os preços calculados a partir de fórmulas e mecanismos como o que usaremos aqui não podem ser usados solitariamente.

Com certeza devemos utilizar tais mecanismos e recursos, mas devemos sempre estar atentos ao mercado.

Estes mecanismos são excelentes recursos pois nos forçam a entender e mensurar os nossos custos, por este motivo é importantíssimo que sejam usados.

Formação de Preço de Venda

O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por:

* Aumento no preço de compra de materiais empregados na prestação dos serviços;

* Na industrialização por exigência dos consumidores; ou

* Pela concorrência.

…e assim, se enquadrar nas regras do mercado.

O preço de venda adequado é aquele que cobre todos os custos e despesas e ainda remunera o sócio (lucro) de maneira satisfatória, deve ser:

* competitivo; e

* na medida do possível ser melhor que o da concorrência.

METODOLOGIA DO CÁLCULO DO PREÇO

Algumas variáveis que devemos considerar no cálculo:

CUSTO FIXO:

Devemos verificar em termos percentuais quanto é o nosso custo fixo e podemos calcular da seguinte maneira:

(Custo Fixo Médio / Receita Bruta Média) X 100

CUSTOS VARIÁVEIS:

  • CMV/CPV

Estes custos variáveis de venda, como tratamos em artigo anterior, são aqueles relacionados basicamente a matérias primas e mão de obra direta.

“Considere um acréscimo de encargos, de aproximadamente 70% sobre o valor do salário dos seus colaboradores”.

No cálculo do preço chamaremos de CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) ou CSP (Custo dos Serviços Prestados).

  • Impostos:

Assunto delicado e ao mesmo tempo muito interessante e importante para formação do preço.

O conhecimento não necessita ser pleno, pois contamos com a a ajuda de profissionais capacitados para isso.

Tome sempre muito cuidado para utilizar alíquotas corretas, sugiro que consulte o nosso time aqui da Porter para utilizar as alíquotas adequadas, principalmente quando fores vender algo para fora do seu estado, o ICMS pode ser diferente.

Formação de Preço de Venda 2
  • Despesas Comerciais e Descontos:

Devemos ainda, considerar as comissões pagas a representantes, bem como deixar provisionado antecipadamente possíveis margens para conceder a título de desconto afim viabilizar os negócios, boa e velha “carta na manga”, seja estratégico em tudo..

MARGEM DE LUCRO:

Prêmio exigido pelo sócio em razão do risco assumido, além de que o mesmo fomenta os demais investimentos realizados pela empresa.

Aliás, mantenha sua gestão de custos sempre em dia, confira mais aqui!

FAZENDO AS CONTAS…

CUSTO FIXO: 20% da receita bruta acumulada

CUSTOS VARIÁVEIS:

MATÉRIA PRIMA: R$ 1.200,00

MÃO DE OBRA DIRETA: R$ R$ 2.500,00 (com encargos – 70%)

IMPOSTOS: 3,25%

DESPESAS COMERCIAIS: 3% de comissão

PROVISÃO PARA DESCONTO: 5%

MARGEM DE LUCRO DESEJADA: 30% de ganhos para a empresa

NOTA:

Ainda poderíamos considerar alguma despesa financeira, caso você tenha a necessidade de antecipar algum recebível.

na situação de vender a prazo e precisar antecipar a entrada deste recurso no caixa da empresa.

Nesta situação precisaria recorrer a algum agente financeiro e pagar determinada taxa de juros para tal.

Esta taxa se não tornar o seu preço fora da realidade do mercado pode e deve ser considerada, agora tome muito cuidado para não queimar o cliente.

Lembre-se que a despesa financeira está relacionada a GESTÃO da mesma, logo seus clientes não devem pagar o preço da:

* sua ineficiência, ou

* das situações do seu negócio.

Uma crise por exemplo, são inúmeras as situações.

A Construção de uma sustentabilidade gerencial e econômica passa por várias etapas, que abordaremos num outro momento.

O preço é reflexo delas todas e uma das mais importantes já tratamos aqui que é sobre a Gestão de Custos.

Calcular Preço de Venda com Margem de Lucro

Preço de Venda - Preço De Venda | Como Calcular O Preço De Venda Ideal Para o Seu Produto Ou Serviço

Se notarmos a imagem, acontece o seguinte:

– Primeiramente elencamos os custos variáveis, em termos percentuais, considerando também uma margem de lucro de 30% (que pode e deve ser gerenciada, alterada sempre que necessário) e somamos estes valores.

– Em segundo, calculamos o markup, fator que multiplicaremos pelo CMV/CSP, conforme demonstrado na imagem.

Por último, para chegarmos ao valor ideal de venda, pegamos o CMV/CSP e multiplicamos pelo fator (markup) calculado no passo anterior e em teoria temos o preço adequado.

REFLEXÃO IMPORTANTE SOBRE O PREÇO…

Notamos que este cálculo considera todos os fatores envolvidos na venda, sendo:

  • Impostos;
  • comissões;
  • custo fixo da empresa;
  • margem de lucro; e
  • uma margem para concedermos de desconto.

Reiterando:

… não é de todo certo incluirmos o custo fixo nesta conta, uma vez que ele precisa ser pago pela margem da empresa, por estar relacionado a gestão do negócio.

Sempre que possível mantenha no cálculo, mas muito cuidado e muita atenção ao mercado para não ficar com o seu preço fora dos padrões comerciais, afim de não perder competitividade.

Saliento sobre o custo fixo pois é comum encontrarmos empresas capitalizadas, ou com bom fluxo financeiro, que deixa parte ou até mesmo 100% do seu custo fixo fora do cálculo do preço, estas empresas podem ter preços mais atrativos, e trata-se da sua concorrência.

É de suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos serviços.

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Um forte abraço, e havendo quaisquer considerações ou dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo que responderemos tão logo seja possível.

Thomas Barcelos, CEO da Porter

Instagram: @thomas.barcelos

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