Contabilidade especializada para Nutricionistas: Como fazer seu negócio acontecer!

Se você é uma nutricionista obviamente domina tudo que tiver relação com o tema de nutrição, certo? Afinal de contas é a sua profissão. Contudo, se mudarmos o cenário e colocarmos de frente com questões contábeis ou fiscais, saberia resolver com a mesma desenvoltura?

Calma, para isso existe a contabilidade especializada para nutricionistas, onde um profissional contábil especializado foca nas questões técnicas e burocráticas da sua empresa.

A importância de uma contabilidade especializada para nutricionistas

Ser uma nutricionista e dona do seu próprio negócio é um dos maiores sonhos da profissão, mas infelizmente nem tudo são rosas. Um estudo feito pelo Sebrae mostra que mais da metade das empresas fecham as portas antes dos cinco anos de existência.

Podemos ligar esse fato ao tripé da mortalidade:

  • Falta de planejamento;
  • Falta de gestão de finanças e processos;
  • Falta de mentalidade profissional.

E se você possui um consultório de nutrição, ou pensa em abrir sua clínica, neste artigo você terá informações relevantes para te garantir um sucesso absoluto.

contabilidade especializada para nutricionistas

A obrigatoriedade da contabilidade para pessoas jurídicas

Já passou o tempo em que se acreditava que para ter um consultório e adentrar o mundo do empreendedorismo, bastava uma sala e instalar alguns equipamentos. O primeiro passo, é garantir que a atividade seja legal.

Com isso, o profissional deve estar devidamente habilitado no CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) e estar ativo. Para abrir as portas, é necessário passar pelo processo de abertura da empresa e licenciamento na Junta Comercial, Receita  Federal, Prefeitura e o próprio CRN da sua região. 

Tributação da clínica de nutrição

Aqui entra um ponto crucial, a famosa tributação de clínica de nutrição e como um profissional contábil pode fazer a diferença. Veja que no ato da abertura de uma empresa é necessário escolher um regime tributário, inclusive falamos sobre isso nesse post.

Quando falamos em uma contabilidade especializada para nutricionistas, é aqui que ela entra, orientando o profissional sobre qual regime é o ideal naquele momento, qual tem a menor alíquota de recolhimento de impostos e mais vantagens para o negócio.

Quem não é especialista, não consegue entender as demandas que sua empresa possuirá, não conseguirá ter o “feelling” de orientar uma gestão eficiente, direcionando para o crescimento. Especialista sabe o que você precisa em detalhes, um genérico não.

Abrir empresas em Novo Hamburgo

A importância da Contabilidade na Gestão do consultório de nutrição

E aí chegamos no coração da contabilidade especializada para nutricionistas, um contador não é apenas a pessoa responsável pelas guias de pagamento de impostos, quando você contrata uma contabilidade especializada e consultiva, ela pode e vai te orientar na gestão do seu negócio de maneira eficiente.

Com dados gerenciais para ancorar sua tomada de decisão, do que se pode ou não fazer, informar os prazos e mudanças que podem beneficiar a sua empresa e dentre outras sugestões. Um especialista vem para somar seus esforços a equipe. Tudo isso, através do BPO financeiro.

A gestão financeira integrada para Nutricionistas

Quando falamos em gestão financeira para nutricionistas, você deve ter pensado em grandes processos que envolvem somas exorbitantes de dinheiro, certo? Não, o BPO vem da sigla Business Process Outsourcing, que faz referência a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro.

O BPO Financeiro será responsável por toda ou parte da gestão financeira, integrando com as rotinas contábeis e obrigações tributárias. Este ponto é importante porque sempre que se integra contabilidade e finanças o olhar estratégico sobre os números da empresa cresce e as tomadas de decisões se tornam mais seguras, além de você passar a ter mais tempo para o negócio, mais tempo para si, maior previsibilidade do fluxo de caixa e resultado da empresa.

Quando falamos sobre uma contabilidade especializada para nutricionistas, entendemos que tanto micro como pequenas empresas podem se beneficiar do BPO financeiro, como uma forma de ter um processo financeiro de qualidade e seguro, sem que você tenha que sair do core business. 

Como abrir uma microempresa em Novo Hamburgo

Pense da seguinte maneira, se houvesse uma emergência hoje sua empresa teria como se manter? Você teria uma reserva financeira emergencial disponível?

Vamos um pouco mais longe, saberia me dizer agora cada centavo que entra e que sai do seu financeiro? Sabe pontuar se houve lucratividade ou não no último mês? 

Tem conhecimento de quanto sua clínica precisa para poder manter as portas abertas e no azul?

Se a resposta foi NÃO para uma ou todas as perguntas, então você precisa de um BPO financeiro e urgentemente. E mesmo que não tenha aberto sua empresa ainda, é importantíssimo já abrir com um acompanhamento junto.

Hoje com um BPO financeiro, você consegue:

  • Controlar cada centavo que entra e sai;
  • Ter acesso as informações cruciais para o crescimento da sua empresa, onde há problemas e quais caminhos para ajustes;
  • Aumento da lucratividade, com a área financeira trabalhando de forma colaborativa com outros setores, é possível sim ajustar estratégias em conjunto para crescer e vender mais;
  • Acesso a informações de forma ágil e assertiva, para ancorar suas tomadas de decisão com base em FATOS;
  • Segurança e previsibilidade financeira;
  • Aumento da sua produtividade, já que um consultor cuidará da sua gestão financeira de forma eficiente, você terá tempo para o que mais importa: PENSAR NO SEU NEGÓCIO!

E engana-se quem pensa que BPO financeiro é somente para grandes empresas, empresas de pequeno e médio porte, podem e devem se beneficiar das vantagens dessa terceirização.

Como escolher a empresa contábil mais adequada? Escolha uma contabilidade especializada consultiva

Como falamos, ter um BPO financeiro integrado a sua contabilidade especializada para nutricionistas pode ser uma excelente solução para sua micro e pequena empresa, pois possibilita a segurança e a informação precisa no tempo certo para a estratégia do negócio.

A Porter conta com um time especializado, onde você terá acesso a um escritório de contabilidade com experiência e background de atuação no segmento da saúde e bem estar e ainda contará com um Gerente de Sucesso dedicado ao seu negócio, com todo o suporte na sua gestão financeira.

Gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos da profissão que estão pensando em abrir o próprio negócio e precisam de orientação especializada.

Enquanto envia para eles, aperta o play e assista nosso vídeo sobre contabilidade especializada para nutricionistas.

 

 

Pesquisar

Categorias

Fale conosco