Consultório de Nutrição pode ser Simples Nacional?

Hoje vamos conversar sobre o consultório de nutrição e se um nutricionista pode ser simples nacional. Vamos começar pelo começo. A partir do momento que um nutricionista começa a prestação de serviços e começa a gerar renda desses atendimentos, é necessário a declaração e recolhimento de impostos referentes ao faturamento.

O nutricionista pode escolher trabalhar como pessoa física (profissional liberal), como pessoa jurídica ou pode escolher trabalhar como CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) caso seja colaborador de alguma clínica ou consultório. Optando por ser um profissional liberal, estará sujeito a uma tributação mais elevada sendo 20% de INSS (conforme tabela progressiva) e até 27,5% de Imposto de renda, também conforme tabela.

Mas mesmo assim, será que vale a pena? Talvez outros enquadramentos como Simples Nacional, Lucro Presumido não poderiam ser melhores? Sim, seriam!

O que é e como funciona o Simples Nacional?

O Simples Nacional foi criado em 2006 como uma forma de ajudar as micro e pequenas empresas com suas cargas tributárias. É um sistema simplificado que reduz os impostos em até 70%. Isso o viabiliza financeiramente quando no início da operação e maximiza as margens de lucros na sua continuidade.

O Simples Nacional geralmente é o mais escolhido justamente pela unificação do pagamento dos impostos. 

Em uma única guia, o DAS, são reunidos todos os impostos, federais, estaduais e municipais. O que facilita para que o nutricionista possa honrar seus compromissos.

  • IRPJ;
  • CSLL;
  • PIS/Pasep
  • Cofins;
  • ISS;
  • E a Contribuição Previdenciária Patronal – CPP.

Claro que é importante o aconselhamento de uma contabilidade especializada, pois realizar a comparação entre as opções é fundamental.

Abrir empresas em Novo Hamburgo

Contudo, um nutricionista pode optar pelo simples nacional sem problemas, principalmente quando deseja abrir um consultório de nutrição. Lembrando que o faturamento bruto para:

  • ME (Microempresa) é de até R$360 mil ao ano;
  • EPP (Empresa Pequeno Porte) é de até R$4,8 milhões por ano.

Optando pelo Simples Nacional deve declarar tudo o que faturou?

Mesmo com todas as explicações acima, acredito que você ainda se pergunte se é realmente necessário declarar tudo o que fatura, certo? E a resposta é SIM, e podemos assegurar que isso é possível e ainda mantendo um bom resultado no consultório, além de  evitar dores de cabeça desnecessárias com os riscos da sonegação fiscal.

Sonegação de impostos é crime e tem previsão na legislação de detenção e pagamento de multas para o empreendedor. Não corra esse risco! Fazer um planejamento tributário é o melhor caminho!

Agora que você sabe que um nutricionista pode ser simples nacional, evite o Leão! 

A partir de qual momento vale a pena constituir uma empresa no Simples?

Depende muito, profissional liberal (pessoa física) via de regra você acaba recolhendo mais impostos, porém vai depender muito do seu faturamento. Agora se pensa em atuar como PF, só valeria a pena para um nutricionista se a renda fosse baixa.

A alíquota do Simples Nacional, usufruindo do benefício do Fator R, planejado com o seu contador, pode iniciar em 6%. Mas lembre-se que o imposto é calculado com base no faturamento da empresa, ou seja, a receita bruta. 

Como abrir uma microempresa em Novo Hamburgo

Benefícios de abrir uma empresa no Simples Nacional

Ok, se você chegou até aqui é porque sabe que nutricionista pode ser simples nacional e está cogitando que seu consultório de nutrição se enquadre nesse formato. Mas quais são os verdadeiros ganhos que terá nessa modalidade?

Negócio em dia

Negócio regularizado é muito importante, você vai conseguir usufruir melhor da sua condição de PJ e terá mais credibilidade com contrato com outras empresas e até colaboradores. Isso fará sua empresa crescer.

Emissão de NF

Além de ser obrigatória, sem dúvidas transmite mais segurança para o seu cliente que consome seu produto ou serviço.

Conta Bancária como empresa

Sendo uma empresa regular, você poderá contar com bancos para abertura de uma conta corrente jurídica, com possibilidade de linha de crédito para investir no seu negócio, taxas menores para máquina de cartão, separação das finanças pessoais, empresariais e muito mais.

Contribuição para a previdência

O pagamento do INSS é essencial, assim como empreendedor você terá a segurança que sua aposentadoria e benefícios estarão lá.

Recolhimento dos Impostos

Com a escolha do regime de tributação correto, você conseguirá pagar menos impostos e de uma forma justa. Conforme explicamos anteriormente, a tributação para pessoa física é muito maior.

Aqui na Porter possuímos uma calculadora específica para profissionais da saúde que em segundos é possível identificar o melhor enquadramento tributário, você pode entrar em contato pelo nosso whatsapp, e agendar uma consultoria gratuita com um de nossos contadores especializados.

Gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos da profissão que estão pensando em abrir um consultório de nutrição e precisam de orientação especializada.

Enquanto envia para eles assista nosso vídeo sobre consultório de nutrição pode ser simples nacional ou não?

 

 

Pesquisar

Categorias

Fale conosco