fbpx

Nutri Autônomo ou PJ?

Uma dúvida muito comum entre a maioria dos profissionais de nutrição, é sobre qual o melhor formato para atuar na sua profissão, se como Nutri Autônomo ou PJ.

E você só irá conseguir tomar essa decisão, entendendo antes qual é o seu momento na profissão!

Mas para que isso seja possível, você precisa analisar três principais fatores:

  • Se já está faturando;
  • Qual é o valor do seu faturamento médio mensal;
  • Analisar a sua pretensão e/ou necessidade de atuar com convênios médicos;

1) O primeiro deles, envolve justamente, se você já possui uma base de pacientes fixos e/ou recorrentes no seu consultório.

2) O segundo tópico, se refere ao valor que você está tendo de faturamento (isto é, o quanto você está recebendo) de forma recorrente, mensal (na média). 

Esses dois primeiros elementos são muito importantes, para que a gente consiga, na etapa posterior, fazer o que precisa ser feito para tomar a melhor decisão de seguir como Nutri autônomo ou PJ.

3) O terceiro e último aspecto é muito estratégico, relevante e deve ser evidenciado. De acordo com a nossa experiência, atendendo dezenas de nutricionistas de todo o país, é necessário definir se trabalha atendendo também por convênios médicos, pois uma extensa parte das operadoras de plano de saúde, exigem que você tenha um CNPJ de imediato, aí não tem muita escolha.

Porém, independente da sua decisão, se atuará como Nutri autônomo ou PJ, há um fundamento crucial que você precisa entender…

“Trabalhar de maneira IRREGULAR no curto prazo pode até ser mais “barato”,  mas custará muito mais caro no médio/longo prazo, e expondo a riscos totalmente desnecessários.

O que é trabalhar de forma irregular?

Trabalhar de forma irregular significa iniciar os seus atendimentos sem se preocupar com o seu licenciamento junto ao município ou cumprir minimamente as obrigações de declaração da renda e pagamento dos impostos e encargos mensais.

Além disso, destacamos sempre, a importância de obedecer as obrigatoriedades legais, porque há chances de você ser fiscalizado pela Receita Federal e/ou Prefeitura, ou, outras casualidades, como por exemplo, sofrer alguma denúncia. O que, infelizmente, ainda é muito comum de acontecer.

Então, não esqueça que para trabalhar de maneira regular, você precisa:

  • Ter a sua inscrição no CRN ativa;
  • Estar registrado(a) junto aos órgãos públicos necessários;
  • Emitir as suas Notas Fiscais ou Recibos; 
  • Declarar a sua renda e recolher os seus impostos mensalmente.

Essas são algumas das obrigações de um profissional da área da nutrição. Cada formato, seja atuando como Nutri Autônomo ou PJ tem as suas particularidades. Isto é, os seus deveres e obrigações como profissionais.

Lembrando que, assim como mencionado anteriormente. A opção de não estar regular custará muito mais caro, tanto no médio, quanto no longo prazo. Além de ser, evidentemente, muito mais trabalhoso para você.

É por isso que sempre aconselhamos os nossos clientes nutris aqui da Porter: Evitem possíveis riscos! 

Uma vez que você já tomou conhecimento desses tópicos, podemos dar sequências às etapas.

A saúde do seu negócio depende de quem cuida dele com você!

Para garantir eficiência neste processo, você precisa trabalhar em conjunto com uma contabilidade especializada para nutricionistas.

É aí que muitos profissionais ficam se questionando: Mas do que se trata uma contabilidade especializada?

É simples, nada mais é do que contratar um profissional contábil que já tenha experiência no seu ramo de atuação, seja você um Nutri Autônomo ou PJ. 

Além de já atender inúmeros profissionais do seu segmento, domina, é claro, a questão cadastral, tributária, fiscal, de apuração de impostos e a redução tributária, etc. 

Afinal, qual o papel do contador especializado?

A importância de trabalhar em conjunto com um profissional contábil ou uma equipe contábil especializada, envolve, justamente, o fator que nós do ramo contábil, gostamos de chamar de “Planejamento Tributário”.

Fique calmo, o nome pode assustar, mas trata-se de algo mais simples do que você imagina!

Vamos lá!

Assim como o nome já sugere, o termo “planejamento”, refere-se ao verbo planejar, e “tributário”, refere-se justamente aos tributos, que nada mais é do que os impostos que deve ou deverá pagar.

Então, de modo geral, “planejar os seus impostos”, é buscar a maneira mais eficiente, dentro da lei, para pagar o menor valor em impostos.

Isso mesmo!

Mas …. Cada caso é um caso

Quando falamos de calcular o seu cenário de pagamento de impostos, ou seja, de buscar a melhor maneira de pagar o menor valor em impostos, estamos falando, na verdade, sobre analisar o seu cenário, o seu momento, além de fazer uma base de comparação. Lembre-se que estamos falando de duas opções, de dois modelos de atuação, Nutri Autônomo ou PJ. 

Então, o Planejamento Tributário, nada mais é do que um cálculo realizado pelo seu contador de confiança. Levando em conta, as suas particularidades, como profissional da área de nutrição.

Buscando sempre, alternativas para pagar o menor valor em impostos. Além de fazer uma base de comparação, analisando se a opção de atuar como Nutri Autônomo é mais vantajosa ou, então, se já é necessário constituir uma Pessoa Jurídica, abrindo a sua empresa (CNPJ).

Você pode estar deixando dinheiro na mesa e pagando mais impostos do que deveria sem fazer um Planejamento Tributário eficiente e periódico.

Dica de um especialista!

Com toda a nossa experiência, de quase 18 anos, podemos afirmar que em grande parte dos casos, atuar como um profissional PJ, de um determinado faturamento pra cima, já pode ser muito mais vantajoso para você. 

Independente do formato que você escolher atuar, seja como Nutri Autônomo ou PJ, o nosso time aqui da Porter está capacitado para atender às suas necessidades, tanto como Nutri Autônomo ou PJ.

A nossa missão é fazer você pagar o menor valor em impostos possíveis, dentro da legislação.

Tendo dúvidas ou querendo entender melhor sobre como podemos ajudar na sua decisão entre atuar como Nutri autônomo ou PJ, entre em contato conosco para agendar reunião de análise tributária gratuita do seu negócio e verificar se a nossa equipe aqui da Porter pode te ajudar.

Gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos empreendedores da nutrição, que ainda não decidiram se devem atuar como Nutri autônomo ou PJ, e precisam de um suporte para entender melhor sobre esse assunto.

Enquanto compartilha com os seus amigos, assista o nosso vídeo, “Nutricionista, Autônomo ou PJ?” para entender maiores detalhes sobre o assunto.

Tamo junto, um abraço e até o nosso próximo conteúdo!

NUTRI, AUTÔNOMO OU PJ?

Pesquisar

Categorias

Fale conosco