Como a previsibilidade no fluxo de caixa pode impactar na sua clínica?

Para você poder construir um negócio saudável e promissor, é necessário um fluxo de caixa previsível. Organização é a palavra-chave aqui, como ter uma empresa sem nem ao menos saber quais serão suas próximas entradas ou saídas? 

E não podemos esquecer que tendo uma previsibilidade no fluxo de caixa para consultório ou clínica médica, você consegue lidar com as incertezas características do setor.

Antes de você realmente entender o que é de fato um fluxo de caixa eficiente, precisamos que entenda a importância da previsibilidade financeira no seu negócio, sem ela o seu consultório pode ter muitos prejuízos financeiros, podendo até perder a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos e produtos ofertados. Acompanhe o texto para evitar que essa situação aconteça com a sua clínica médica. 

O que é previsibilidade financeira?

A previsibilidade financeira diz mais sobre a situação econômica da sua empresa do que qualquer outra ferramenta, através dela você conseguirá ter um panorama das receitas e despesas a médio/longo prazo do seu consultório.

Como abrir uma microempresa em Novo Hamburgo

E ainda conseguir reagir em situações financeiras problemáticas ou em datas sazonais que podem atingir o caixa da empresa. Ainda existem perfis de empresários que se preocupam mais com as despesas dos próximos meses e menos com suas receitas.

Para o modelo de previsibilidade no fluxo de caixa para consultório funcionar de forma ideal, é preciso saber medir tanto as entradas como as saídas. Somente assim você terá uma visão ampla 360º da sua empresa.

E tendo ciência da real condição financeira do seu estabelecimento, você poderá decidir com mais segurança o aumento do quadro de colaboradores, se investirá em equipamentos mais tecnológicos no momento certo, se pode expandir os serviços oferecidos, etc.

Quais os problemas de não ter um fluxo de caixa organizado?

Para você poder ter uma previsibilidade financeira o primeiro passo é ter um fluxo de caixa organizado, somente com as informações registradas podemos pensar no futuro. 

A falta de atenção ao fluxo de caixa pode acarretar problemas sérios para a administração financeira da clínica. O pior deles, sem dúvidas, é a falta de noção sobre a situação real das finanças da empresa.

Sem ter essa consciência do próprio fluxo de caixa, o gestor não conseguirá ter uma visão precisa de suas finanças, o que pode levá-lo a tomar decisões erradas e sofrer prejuízos em seu consultório.

Acompanhe este exemplo:  Ana Cláudia possui um consultório de nutrição e decidiu investir em marketing, divulgando mais seus serviços e sua importância para sociedade. O plano deu certo e no fim do mês o faturamento foi de R$ 8 mil. Descontando os valores de todas as contas básicas, como água, luz, telefone, internet, aluguel do espaço (se não for próprio) e os salários da equipe, sobrou R$ 4 mil.

Obviamente que a Ana ficou super feliz, pois em um mês teve um lucro superior aos últimos meses e decidiu aplicar parte desse montante no próprio consultório, investindo em novos equipamentos ou compra de materiais. Ou seja, são motivos para comemorar, não é mesmo?

O que ela não contava eram os novos gastos que chegaram, pois, antes de fechar seu fluxo de caixa mensal é preciso contabilizar os gastos com o novo planejamento de marketing. Impulsionamento de posts nas redes sociais, o domínio do seu blog na internet, o plano da plataforma de e-mail marketing e, como ela não trabalhou sozinha, ainda há o valor dos profissionais que trabalharam na comunicação dela.

Ou seja, o lucro que a Ana Cláudia imaginou não é real e como ela não tinha uma gestão financeira eficiente só viu isso depois e acabou gastando mais do que poderia, entrando em prejuízo. Todos os custos deveriam ter sido registrados no fluxo de caixa, principalmente em projetos de longo prazo.

Essa situação não é distante da realidade de muitos médicos-empreendedores, que trabalham em equipes reduzidas em seus consultórios e precisam se dividir entre o atendimento ao paciente e a gestão de seus negócios.

Ao ter tanta responsabilidade em mãos, é fácil se perder e até esquecer de contas novas ou pontuais, como o conserto de algum equipamento ou a instalação que apresentou algum problema.

Agora pense comigo, se a Ana Cláudia não conseguiu colocar no fluxo de caixa desse mês todos os valores do seu plano de comunicação, como ela terá previsibilidade financeira para adquirir equipamentos a longo prazo? Fazer investimentos? Ampliar seu conhecimento? Se ela não tem ideia do quanto de fato gasta na clínica e recebe? Entendeu o ponto?!

Como colocar em prática a previsibilidade financeira na clínica médica?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios em utilizar a previsibilidade financeira na clínica médica. Mas como utilizar esse recurso do zero, sem nunca ter experimentado ou testado a longo prazo? Aqui vão alguns passos que você pode dar.

Abrir empresas em Novo Hamburgo

Conhecimento

Esse é o primeiro passo que está sendo executado nesse momento, já que você está lendo esse conteúdo. Ter conhecimento por menor que seja nos mecanismos que farão diferença na sua empresa, é sinônimo de inteligência empresarial.

Organização financeira

É preciso saber trabalhar o presente para começar a pensar no futuro, que pode ficar cada vez mais incerto quando não se tem uma boa gestão financeira. Ter um planejamento financeiro te ajuda a prever o cenário ideal e planejar o caminho que te levará até lá, além de auxiliar no entendimento de onde estão centralizados os maiores gastos da empresa e quais são os pontos de ajuste na gestão financeira.

Oportunidades

A previsibilidade financeira na clínica médica pode ser muito utilizada para identificar oportunidades. Podemos olhar do ponto de vista sazonal, isto é, datas importantes como dia das mães, dos pais, natal, ano novo e Black Friday. 

Nessas épocas do ano, as pessoas tendem a presentear mais ou ainda aproveitar descontos para obter algo pessoal que almejam o ano todo. Não esquecendo de férias, 13º, etc que podem se tornar trunfos de vendas para atingir esse público. Entende que com previsibilidade no seu fluxo de caixa, conseguirá respirar e pensar em novas formas? Ou realocar recursos para investir no marketing da sua empresa?

Apoio profissional

Caso você não consiga colocar em prática todas as dicas que deixamos acima, não precisa ficar nervoso. É possível contar com o apoio profissional de uma empresa de consultoria contábil, ela conseguirá te ajudar desde o primeiro momento a traçar todos os pontos que você precisa:

  • Um bom planejamento financeiro;
  • Ter ciência da previsibilidade financeira do seu negócio;
  • Plataformas de gestão financeira com contato direto com os profissionais contábeis;
  • Acesso a relatórios para analisar melhor sua clínica médica;
  • Saber de fato como está seu fluxo de caixa sem surpresas.

Aqui na Porter nós fazemos Contabilidade Digital com a Gestão Financeira Integrada, que é justamente todo o processo de BPO FINANCEIRO que citamos nos tópicos acima e neste conteúdo especialmente selecionado.

Caso veja que precisa ou deseja conhecer como o BPO Financeiro para Clínicas e Consultórios com o método da PORTER pode ajudar o seu negócio a ser ainda melhor, fale com a gente pelo WhatsApp.

E um detalhe importante: você não precisa ser nosso cliente contábil para podermos fazer o seu financeiro, inclusive seu contador gostará muito da organização que terá! Ou seja, flexibilidade de trabalho sempre.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos que precisam entender como a previsibilidade no fluxo de caixa para consultório pode impactar a empresa.

Pesquisar

Categorias

Fale conosco